terça-feira, 23 de setembro de 2008

A corrupção novamente

Coluna Paulo Alceu ; 23/9/2008

A organização Transparência Brasil revelou, em relatório divulgado ontem, que no Brasil o indicativo de corrupção está na casa do desenfreado.Ou seja, os esforços no combate à corrupção parecem estar estancados, estacionados.
É o que expressou o relatório.
Mas o mais desagradável é que a América Latina tem o pior nível de confiança do seu Judiciário. Um número significativo de entrevistados acredita que haja corrupção no Judiciário. Ficou claro que de um tempo para cá mecanismos contra a corrupção foram aplicados, ou seja, há instrumentos legais disponíveis, mas para muitos países, entre eles o Brasil, ainda carecem da aplicação efetiva da lei, o que significa impunidade.
As leis existem, mas são molduras por enquanto.
O pior disso tudo é que os dados confirmam que reduzindo os índices de corrupção automaticamente aumentam as receitas do país.
Não custa ambicionar e sonhar em um dia chegar próxima da situação da Dinamarca ou da Suécia, que lideram o ranking de corrupção tolerância zero. Vamos ver se as eleições deste ano mostrarão que pelo menos o cidadão está cansado de ser enganado e roubado de suas esperanças.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial