sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CONDENAÇÕES E NOMEAÇÕES

Blog Cesar Valente ; 12/12/2008

Boa parte das cartinhas da semana refere-se a dois assuntos, de certa forma, correlatos. A condenação do diretor-financeiro da Eletrosul, ex-governador Paulo Afonso Vieira e o lobby para (re)colocar na Fatma um dos indiciados na operação Moeda Verde, da Polícia Federal.

Ora, ora, só vocês e eu que ainda ligamos para essas coisas. Saiu de moda a preocupação com a ética, com a ficha limpa, com a correção nos procedimentos. O ex-governador foi, segundo ele, “vítima” de mais de 150 processos. Todos, naturalmente, injustos e motivados por “cruel perseguição política”. Alguns, de fato, deram em nada ou em absolvição, mas há condenações que estão sendo confirmadas em segunda instância. O que, também, não quer dizer muita coisa. Afinal, há ainda um longo caminho de recursos a percorrer.

Este é o País do “cabe recurso”. E do “ah, mas ainda não transitou em julgado”. Que são as senhas para manter o caráter ilibado e virginal de quem quer que tenha grana para sustentar advogados ao longo da vida. Porque, com algum talento e muitos “talentos” (no sentido bíblico), há a possibilidade de protelar uma decisão final “ad aeternum”.

O caso do Jânio Wagner Constante é ainda mais claro: não há ainda nada além de um indiciamento num inquérito policial. Nem se tem notícia de alguma condenação. Por que iriam as autoridades preocupar-se com isso?

Ao nomear para a presidência do Conselho Estadual de Turismo um empresário igualmente indiciado na mesma operação, o governador LHS mostrou que não dá a mínima para o que dizem de seus colaboradores. Mesmo que a “fofoqueira” seja a Polícia Federal, agindo por mandado da Justiça. Tá liberado.

E a gente nem pode criticar muito essa visão leniente dos gestores públicos que nomeiam e mantém gente suspeita: o eleitor livre, soberano e todo-poderoso, foi às urnas recentemente e também disse que não está nem aí para a folha corrida dos candidatos. Ora, se a comunidade aceita, agasalha e acaricia quem está sendo processado, por que ainda estamos falando nisso?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial