sábado, 15 de março de 2008

Bandeirantes

Os telespectadores catarinenses, em especial aqueles que residem em Florianópolis, foram surpreendidos no sábado (15/3/2008) pela equipe da Rede Bandeirantes de Televisão.

Uma matéria veiculada pelo Jornal da Bandeirantes demonstrou, em rede nacional, o que está ocorrendo com os empreendimentos imobiliários que deram origem à Operação Moeda Verde da Polícia Federal.

Eles estão sendo concluídos sem nenhum entrave por parte das autoridades municipais, em especial por parte da SUSP, secretária responsável pela aplicação das leis de uso do solo, tampouco por parte das autoridades estaduais responsáveis pela preservação do meio ambiente.

Os observadores mais atentos puderam perceber que a matéria foi produzida por uma equipe alheia a afiliada local da rede.

Este fato, que eventualmente poderá surpreender àqueles que não residem na região da Grande Florianópolis, são perfeitamente compreensíveis para a população local.

Após o impacto inicial causado pela operação da Polícia Federal, em maio de 2007, tornou-se evidente uma operação “abafa” em torno do assunto.

Os meios de comunicação local iniciaram uma campanha metódica no sentido de neutralizar os eventuais efeitos das investigações que levaram ao indiciamento de 54 pessoas, entre as quais empresários, políticos e funcionários do município.

Criou-se um “mito urbano” restrito à região: a Polícia Federal excedeu-se e prendeu pessoas inocentes. Em outras palavras, foi cometido um grande engano.

Chama a atenção a homogeneidade das manifestações neste sentido, emitidas por jornais, rádios e emissoras de televisão.

A veiculação, pela Rede Bandeirantes, de uma matéria atualizada sobre o assunto, demonstra que as obras continuam em ritmo acelerado, citando a SUSP como responsável direta por esta situação.

Uma parcela considerável da população local, que insiste em não aceitar a mordaça e o cabresto imposto pelos “donos da cidade”, agradece à Rede Bandeirantes pela idoneidade jornalística.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial